Equipe da Usp lança livro abordando empreendimentos de Tangará

Redação DS 14/06/2017 Geral

A obra é fruto de pesquisa realizada em todo o país junto à empreendimentos da economia solidária

Geral

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro), polo de Tangará da Serra, lançou na tarde do dia, 09, em parceria com  a Rede Solidária Uva, Empreendimento da Economia Solidária de Tangará da Serra, o livro, Experiencias de Finanças Solidárias no Brasil,  escrito pela equipe do NESOL – Núcleo de Economia Solidária da USP (Universidade do Estado de São Paulo).
A obra é fruto de pesquisa realizada em todo o país junto à empreendimentos da economia solidária que desenvolveram fundos rotativos solidários. Os fundos rotativos solidários são experiências de crédito e micro crédito criados pelas associações ou cooperativas para atender seus associados.
A Rede Uva (Associação Solidária Unidos Vivendo em Ação) em Tangará da Serra é uma dessas experiências e sua história e desenvolvimento faz parte deste livro que foi lançado na tarde de sexta feira em Tangará da Serra. “A gente  terminou agora esse livro que é de  suporte a articulação dos seguimentos de economia solidária no Brasil. E dentro desse projeto, a gente fez uma pesquisa  que é o resultado de seis experiências diferentes e uma delas é aqui de Tangará. Então voltamos para apresentar os resultados da pesquisa”, explica Sílvia Soares de Camargo, pesquisadora do Nesol e uma das responsáveis pelo livro.
Esta ação está vinculada à Economia Solidária que em suas atividades tem por objetivo gerar trabalho e renda a partir de coletivos, sendo as finanças solidárias uma das estratégias da economia solidária para promover desenvolvimento com sustentabilidade.
Segundo a Coordenadora da Rede Uva e  Presidente da Associação das Costureiras, Maria Aparecida Ferreira dos Santos, fazer parte do livro é motivo de muito orgulho para a Rede,  que tem por objetivo ajudar pessoas que querem empreender mas não tem condições financeiras para isso. “Foi feito um intercâmbio e o pessoal ficou conosco e dentro desse livro tem o nosso empreendimento hoje e por isso estamos muito felizes”, destacou a coordenadora.
Atualmente a Rede Uva conta com seis tipos de empreendimentos que são: barro, tapetes de  retalho, fibra da banana, bolacha, doces e argila.

>> Rosi Oliveira - Redação DS

Notícias da editoria