Oito médicos de Tangará retornam a Cuba

Redação 17/05/2018 Saúde
Saúde

Após uma comunicação oficial do Ministério da Saúde direcionada a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, oito dos 23 profissionais do Programa Mais Médicos que trabalham no município retornaram ao país de origem, Cuba. A comunicação expedida determinou que os profissionais entrassem de férias desde o último dia 10, inclusive já com os bilhetes de passagens aéreas.
Em nota de esclarecimento divulgada nesta quarta-feira, 16, o secretário municipal de Saúde, Itamar Bonfim, relatou que os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) foram readequados para que o serviço público de saúde continue a ser prestado no período em que os profissionais estão de férias. “As unidades básicas cujos médicos estarão de férias estão entrando em contato com as unidades referenciadas para suporte de receitas e urgências. Sempre que o paciente for encaminhado, nestes casos, deverá estar acompanhado de encaminhamento redigido pela unidade (enfermeiro e na ausência do mesmo por outro profissional da unidade contendo data, motivo, carimbo e assinatura)”, cita um trecho da nota de esclarecimento, informando que pacientes que necessitam trocar receitas de psicotrópicos podem ser encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para realizar o procedimento.
A nota de esclarecimento ainda informa à população que devido a vencimento de contratos sem possibilidade de recontratação, algumas unidades encontram-se sem profissionais enfermeiros a partir desta quinta-feira, 17 de maio. “Aguardamos os trâmites legais para reposição destes profissionais. Salientamos que estamos trabalhando para minimizar os efeitos destas saídas e promover ampliação nos serviços ofertados pelo município e contamos com a compreensão de todos”, finaliza.

Atendimentos continuam em unidades referências

Além dos oito profissionais do Programa Mais Médicos, outros dois que atendem em Unidades de Saúde da Família (USF) também entraram de férias em Tangará. Com isso, a secretaria de Saúde readequou a programação de consultas.
Até o próximo dia 31, pacientes da UFS da Vila Esmeralda devem procurar a unidade referência do Jardim Presidente ou do Jardim Figueira. Na USF da Vila Araputanga, até o próximo dia 28 os usuários devem procurar unidade do Tangará II ou Tangará I. Já até o dia 10 de junho, as consultas da USF Santa Lúcia poderão ser feitas nas USF’s do Tangará I e Tangará II; da USF Cohab na unidade referência Cohab II; da USF Paraíso na USF Santa Isabel; da UBS Centro II e USF do Jardim Europa na unidade Central; da USF’s Jardim dos Ipês e Alto da Boa Vista, nas unidades da Nazaré ou Shangri-lá. Na USF Morada do Sol terá médico fazendo cobertura normal, e  na Zona Rural, as consultas acontecem nas terças-feiras na Curva, quartas na Triângulo, quintas na Sede e sextas no São Jorge.

RODRIGO SOARES / Redação DS



Notícias da editoria