Curtas

Redação DS 01/07/2018 Curtas

Mudanças nas regras do cheque especial entram em vigor

Começaram a valer neste domingo, 1, as novas regras para a utilização do cheque especial, que devem oferecer aos clientes opções mais vantajosas para o pagamento da dívida. O cheque especial é uma linha emergencial que permite ao correntista gastar um certo limite definido pelo banco, mesmo que ele não tenha dinheiro na conta. Mas esta facilidade custa a ele juros mais altos. Com a mudança, os bancos terão que oferecer opções mais baratas de crédito, como o parcelamento da dívida.

Vantagens

A principal medida prevista no normativo é a obrigação de que os bancos signatários disponibilizem para os clientes, “a qualquer tempo”, opções para o pagamento do saldo devedor do cheque especial “em condições mais vantajosas” do que as praticadas no próprio cheque especial, “no que diz respeito à cobrança de encargos financeiros.

MT não

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo), Mato Grosso não está entre os 12 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que reduziram o valor médio de referência para o cálculo do ICMS, incidente sobre o diesel vendido nos postos.

Na mesma

A redução do preço do diesel chegou a R$ 0,40, mas tabela de julho deve ser igual a de maio e junho. Existia a expectativa de redução diante de esforços políticos para concluir o corte de preço prometido pelo governo federal para encerrar a paralisação dos caminhoneiros ocorrida em maio.

Notícias da editoria