Saúde regulamenta uso de medicamentos de urgência na Atenção Básica

Fabíola Tormes / Redação DS 09/07/2018 Saúde

São medicamentos padronizados

Saúde

A rede da Atenção Básica de Tangará da Serra ganhou novo incremento com a edição do Decreto REMUE-AB nº 217/2018, de 5 de julho, regulamentando a Relação de Medicamentos para Urgência e Emergência na Atenção Básica (REMUE-AB) para todas as Unidades de Saúde da Família do Município.
De acordo com a coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e presidente da Comissão Permanente de Farmácia e Terapia, farmacêutica Daiana Ciriaco da Silva, a regulamentação significa oportunizar atendimento de urgência e emergência nas unidades de saúde, com a administração pelos profissionais de saúde de 25 medicamentos. “O paciente não precisará ir, necessariamente, para o Hospital ou UPA. Hoje, com essa padronização, o médico pode administrar esses medicamentos de urgência e emergência dentro da unidade básica”, explica. 
“É tentar resolver na Atenção Básica situações que as vezes parava diretamente no hospital.  (…) A atenção básica conseguirá ser mais resolutiva”, complementa Daiana, ao destacar que esses atendimentos serão, por exemplo, administrados em casos de hipertensão arterial, reação alérgica, diabetes, entre outros. 
Ainda de acordo com a responsável, não será uma grande quantidade de medicamentos, porém os mesmos serão administrados somente pelo médico responsável pela unidade e reabastecidos conforme a saída, de forma controlada. “A REMUE é uma relação padronizada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dentro da  Comissão Permanente de Farmácia e Terapia, que chegou a esses 25 medicamentos, que serão administrados em situações de urgência e emergência, dentro das unidades de saúde”.
Já no caso de dispensação (quando o paciente necessita do medicamento para continuar o tratamento em casa), a Saúde Municipal conta com a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que são os medicamentos encontrados dentro das Farmácias Satélites do Parque Figueira ou Posto Central.

Notícias da editoria