CNP: Confirmado primeiro caso de Sarampo

Fabíola Tormes / Redação DS 29/07/2018 Saúde

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de Sarampo na cidade.
De acordo com o médico responsável pela Vigilância Epidemiológica, André Luciano Meira de Oliveira Martins, o caso chegou ao conhecimento da equipe de saúde na primeira quinzena deste mês de julho, já com sorologia positiva – realizada pela família. Após a notificação, novos exames foram solicitados e novamente o resultado foi positivo para o Sarampo. “Quando recebemos a notificação, no mesmo instante enviamos a Regional e para Cuiabá e realizamos todos os procedimentos necessários”, relembrou o médico, ao destacar que foram realizados o bloqueio vacinal de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, assim como uma busca-ativa entre essas pessoas para saber se tiveram também os mesmos sintomas. 
Além disso, reforça o médico, todos os profissionais da saúde de Campo Novo foram orientados para ficarem alertas a qualquer sinal e sintoma da doença em pacientes, e pedirem a sorologia. “O Sarampo é uma doença viral e os sintomas iniciais são muito parecidos com outras doenças virais, inclusive o Chikungunya e Zika, o que dificulta a identificação (…) E aqui em Campo Novo nós temos muitos casos confirmados de Chikungunya e Zika”. 
Vale destacar que a equipe da Vigilância Epidemiológica recebeu a informação da sorologia aproximadamente 20 dias depois que a pessoa melhorou.
MT - Neste ano, Mato Grosso notificou seis casos suspeitos de sarampo. Do total, quatro em Guarantã do Norte, um em Jaciara e um Campo Novo do Parecis. Alguns ainda aguardam confirmação laboratorial. 

 

Notícias da editoria