Pantanal Shopping recebe abertura do Agosto Dourado, mês de conscientização do aleitamento materno

Assessoria 02/08/2018 Saúde
Saúde

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, sendo recomendado de forma exclusiva até o sexto mês de vida e continuado por até dois anos ou mais, garantindo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. Aqui no Brasil, a taxa de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias. Apesar de estar abaixo do recomendado, o país é uma referencia mundial, ficando à frente de países como os Estados Unidos e o Reino Unido. E para estimular o aleitamento materno, o Pantanal Shopping promove em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso a Campanha Agosto Dourado, em celebração ao mês do aleitamento materno. Neste sábado, 4, às 13h30, no piso 2, acontece o lançamento da programação gratuita com bate papo sobre amamentação, mamaço e várias atividades práticas.
De acordo com o coordenador estadual das ações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Rodrigo Cesar de Oliveira Carvalho, para celebrar e reforçar a importância deste momento, durante todo o mês serão realizadas diversas ações nacionalmente e mundialmente. E em Cuiabá o Pantanal Shopping receberá além do lançamento no próximo sábado, programação especial em todas as sextas-feiras do mês de agosto, sempre às 19h.
“Após o sucesso da ação em maio que teve uma temática especifica, que era de ações de banco de leite humano e doação de frascos de vidro com tampas plásticas, o Agosto Dourado possui uma abrangência maior e objetiva promover, proteger e apoiar todas as ações de aleitamento materno. E o shopping, local onde passam milhares de pessoas por dia, entre elas famílias, mulheres gestantes e que amamentam pode ser um importante promotor do ambiente materno e dá prática segura do aleitamento materno, que deve ser inclusive praticado em ambientes públicos”, ressalta.
Segundo a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, o mall entende a importância de campanhas como essas, que são de grande valia para informar as pessoas, e mais uma vez abraça a causa. "Convidamos as gestantes, as mães que estão amamentando e quem quiser saber mais sobre ao assunto para participar desse mês de programação especial. E mais uma vez ressaltar a importância do aleitamento e quem sabe ampliar o número de mães amamentando", pontua.
No sábado, após a abertura haverá um bate papo com o tema mundial do Semana Mundial de Amamentação “Amamentação é a base da vida”. Às 14h30 acontecerá o Mamaço, que ocorrerá neste horário em todo o Brasil. E que será seguido por diversas atividades práticas como: teatro, massagem corporal, dança entre outros. Para complementar ainda haverá quatro exposições no local: “Pingente de Leite Materno” - Thatty Carvalho (Eternize), “Fadas Amamentando “- Daniella Monteiro (Faz de Conta), “Arte em Amamentar” - Chris Costa Marques (Um Olhar Especial - Photografia) e “Amor líquido” - Elis Freitas (Elis Freitas fotografias). Após o lançamento, a partir do dia 6 até 31 de agosto, as exposições estarão abertas para visitação de segunda a sexta das 14 às 18h.
A ação conta ainda com o apoio do Hospital Santa Helena, Projeto Via Láctea, Ninho Montessori, Bem Gerar - Doulas pelo Parto Humanizado, Doula Thatthy, Elis Freitas Fotografias, Faz de Conta - Brinquedos Artesanais, Teatro Imagem, Espaço Roda -  Arte e expressão, Thais Paes - Nutrição escolar, infantil e culinária, Um olhar especial – Photografia, das fisioterapeutas Kenya Martins e Thais Batista e da massoterapeuta Elisangela Miranda.

Agosto Dourado
O Agosto Dourado foi instituído depois que Congresso Nacional sancionou uma lei em 2017 onde estipula que agosto deve ser considerado o mês do aleitamento materno. O dourado, que já estava presente de diversas formas nas campanhas, agora fica ao lado do mês. A cor sinaliza o que o alimento representa ao compará-lo ao ouro. Para a Organização Mundial de Saúde o leite materno é classificado como o alimento de ouro para a saúde das crianças.

PROGRAMAÇÂO
4 de agosto
 
13h30 - Abertura do Agosto Dourado
• Bate papo “Amamentação é a base da vida”, com Rodrigo Carvalho (nutricionista) - SES-MT.
14h30 - Mamaço
• “A Hora do Mamaço” - 8° Edição “Educando as Futuras Gerações para o Aleitamento Materno”.
15h às 17h30 - Atividades práticas
• Espaço Roda (arte e expressão) - Atividade em roda para mamães e bebês com estimulação de movimentos e dança.
• Teatro Imagem - “Encontradores de História”.
• Thatty Carvalho, Keline de Paula e Daniella Monteiro (Bem Gerar) - Pintura de barriga para gestantes.
• Ninho Montessori - diálogos individuais ou para casais, sobre a aplicação do método Montessoriano.
• Thais Paes (nutricionista) - Bate papo em grupo sobre aleitamento materno e a introdução dos alimentos complementares saudáveis, (grupos pequenos).
• Kenya Martins e Thais Cristina Batista (fisioterapeutas) - Massagem corporal relaxante para gestantes e lactantes.
• Elisangela Miranda (massoterapeuta) - Massagem relaxante para os pés e mãos.
 
Rodas de conversa, vídeo e oficina:
10 de agosto
 
19h - “Dá aqui o meu bebê! Quero lamber a minha cria”.
Amamentação na primeira hora, sem demora e exclusiva por 6 meses.
Bate papo com a pediatra, Carolina e o obstetra Luis Menechino, Hospital Santa Helena.
 
17 de agosto
 
19h - “Xiiiiii... tá chegando a hora de voltar a trabalhar! O que eu faço?”
Bate papo sobre como reservar seu leite em casa ou no trabalho com a farmacêutica, Janaína Vasconcellos, Secretaria de Estado de Saúde de MT.
 
24 de agosto
 
19h - “Não se engane com as propagandas, seu leite NÃO É FRACO.
Vídeo e bate papo pra fazer valer a lei com o nutricionista, Rodrigo Carvalho, Secretaria de Estado de Saúde de MT.
 
31 de agosto
 
19h - “Tô amamentando! Mas, quando é que eu dou o papá do meu bebê?”
Oficina de introdução da alimentação adequada e saudável com a nutricionista, Thais Paes, Nutrição escolar, infantil e culinária.
 
06 a 31 de agosto
 
Exposições de segunda a sexta das 14 às 18h:
 
• “Pingente de Leite Materno” - Thatty Carvalho (Eternize)
• “Fadas Amamentando “- Daniella Monteiro (Faz de Conta)
• “Arte em Amamentar” -Chris Costa Marques (Um Olhar Especial - Photografia)
• “Amor líquido” - Elis Freitas (Elis Freitas fotografias)
 
Orientações de segunda a sexta das 14 às 18h:
 
Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, COPHS/SAS/SES-MT dará orientações sobre o Agosto Dourado

Notícias da editoria