Dia da Árvore é comemorado em Nova Olímpia com a distribuição de mudas

Assessoria/Prefeitura 20/09/2018 Geral

A data é celebrada todo dia 21 de setembro, porém as ações no município acontecem nesta quinta

Autoridades prestigiaram a ação

Para celebrar o “Dia da Árvore” comemorado na data do dia, 21 de Setembro, o Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com o Setor de Gestão Ambiental-SGA, das Usinas Itamarati fizeram entrega de mudas, frutíferas, ornamentais e típicas da região. 


A entrega está acontecendo na manhã desta quinta-feira, dia 20, no Paço Municipal Pedro Justino de Camargo, sede da nova Prefeitura. A distribuição teve início às 8h da manhã. O Prefeito, Zé Elpídio, vice-prefeito, Rímer de Oliveira e os vereadores; Edinho e Uanderson prestigiaram a entrega.


A frente desta ação está o chefe do departamento, Valdeci ‘Braddock’ dos Anjos Gonçalves. “É importante comemorar essa data com a distribuição de mudas, uma forma de incentivo para que a população possa cada vez mais valorizar o meio ambiente”, disse.


SOBRE O DIA - No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro.


As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies com esse hábito são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.


Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.


Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecerem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, incluindo o homem.



Notícias da editoria