Running - Uma obra para quem ama a corrida

Assessoria 04/10/2018 Esportes

O método visa melhorar a técnica dos atletas e evitar lesões

Livro

Para quem olha de longe, correr parece ser algo simples e natural, e de certa forma é, mas a verdade é que o movimento vai além de colocar um pé na frente do outro. Em tempos remotos, há milhares de anos, o homem tinha de correr em busca da caça; correr do perigo ou até mesmo para se deslocar de um ponto ao outro. Sem tênis ou técnica, apenas correr, correr e correr. Até que um dia a corrida se transformou em um esporte.


Apesar de ser uma prática milenar, a aplicação de técnicas para melhorar a performance de um atleta é fruto de pesquisas recentes, já que a corrida sempre foi tratada como algo nato. Nas décadas de 70 e 80 surgiram os primeiros trabalhos que focavam na biomecânica da corrida. Uma das pesquisas mais notáveis entre elas é o Método Pose – desenvolvido pelo treinador olímpico Nicholas Romanov, apresentado no livro Running – A Revolução da Corrida.


O Método Pose visa melhorar a técnica dos atletas, elevar ao máximo a performance, desenvolver o potencial de cada corredor e evitar lesões, já que cerca de dois terços dos corredores se lesionam a cada ano – número que seria considerado inaceitável em qualquer outra prática esportiva. Para isso Romanov tem como chave a pisada com o médio pé e o uso da gravidade em favor do atleta, baseado em poses biomecanicamente ideais para economizar energia e obter resultados melhores.


Atletas de alto nível mundial como Michael Johnson (medalhista de ouro nas provas de 200 e 400 metros nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta) e o fenômeno Usain Bolt são alguns dos corredores que tem suas técnicas semelhantes às propostas por Romanov. 


As técnicas foram descobertas com a observação dos melhores corredores do mundo e se tornou uma das principais obras mundiais para o treinamento de corrida. 
 

Notícias da editoria