Bastidores da Política

Redação DS 18/10/2018 Bastidores da Politica

AMM 

Presidente da AMM - que representa 128 municípios - há dois mandatos consecutivos, Neurilan Fraga (PSD) articula entre os prefeitos a possibilidade de concorrer a mais um mandato. Caso tenha êxito, Neurilan, que desistiu da candidatura à Câmara Federal, acumularia seis anos na gestão. 


Reforma I

O governador eleito Mauro Mendes quer concretizar, dentro dos três primeiros meses de governo, uma reforma estrutural, envolvendo secretarias, órgãos e autarquias. Em princípio, orientou aqueles escalados da equipe de transição a eliminar 10 das 25 secretarias. 


Reforma II 

E quais seriam estas pastas? Somente em dezembro, a menos de um mês para a posse, é que Mauro terá uma certeza de quais vão entrar no facão. Especula-se que Cidades e Infraestrutura vão ser unificadas, assim como a estrutura de Cultura e Esporte se desvincularia da Educação. 


Presidência 

O primeiro-secretário da Assembleia Guilherme Maluf lançou pré-candidatura à presidência do Legislativo. Entre suas propostas está a redução do duodécimo. Maluf  presidiu a Assembleia entre 2015 e 2017 e foi substituído pelo atual presidente Eduardo Botelho, que já se lançou à reeleição. 


Janaína

Além de Botelho, a deputada estadual mais votada no pleito desse ano, Janaína Riva (MDB), também almeja a presidência da Assembleia. Janaina admite a possibilidade de concorrer e defende a necessidade de compor com os 14 deputados eleitos que assumem no ano que vem.


Liminar garante retorno da prefeita de Denise ao cargo

O juiz Arom Olímpio Pereira determinou que a prefeita de Denise, Eliane Lins da Silva, retorne ao comando do Executivo. A decisão foi prolatada na quarta-feira, 17, acolhendo o mandado de segurança impetrado pela prefeita, quando da sua cassação em 15 de novembro de 2017. Eliane  foi afastada de suas funções sob acusação de ter cometido crimes de responsabilidade em seus primeiros meses de gestão. 

Notícias da editoria