Dia da merendeira é comemorado hoje

Rosi Oliveira / Redação DS 30/10/2018 Geral

Nelsi participou de concurso em que ficou em segundo lugar

Profissionais dizem que a data tem muito que ser comemorada

Foco de muitos programas de televisão ultimamente cozinhar deixou há muito tempo de ser uma obrigação para se tornar um ato de amor, como muitos profissionais da área bem definem. Dentro dessa profissão tão sublime, é comemorado hoje, 30, o dia da Merendeira.


Responsáveis pela alimentação saudável de muitas crianças que aprendem isso exatamente nas escolas onde estudam, as profissionais dizem que a data é importante e tem muito que ser comemorada.


Criadora de receitas incríveis, Nelsi Hoffman faz parte do time dessas profissionais que, segundo ela, ganharam mais visibilidade após os investimentos do FNDE no concurso para merendeiras, fazendo com que a profissão fosse elevada a um reconhecimento merecido. “É um dia muito importante para nós e significa muito, passamos por causa do concurso a sermos reconhecidas não só pelos alunos, mas pelos pais e outras pessoas pela visibilidade que ele trouxe, pelo menos no meu caso”, destacou a merendeira, referindo-se a participação no concurso em que ficou em segundo lugar no ano de 2016. A cozinheira do Centro Municipal de Ensino Futuro Brilhante foi selecionada para a final do Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, ocasião em que participou com uma torta de legumes.


Conforme Nelsi, os ganhos e conquistas são muitos, mas poderiam ser maiores, caso os municípios e estados investissem mais na profissão em suas bases. “É uma profissão muito linda, que educa a crianças se alimentar de forma saudável, portanto poderíamos ter mais incentivos locais e regionais, pois temos muito para mostrar e as vezes nos locais onde trabalhamos isso não é possível pela falta de tempo que é corrido, então se houvesse esses concursos a profissão seria muito mais reconhecida”, ressaltou.


“Meu sonho é fazer uma faculdade nessa área”, diz merendeira

Que a profissão de Merendeira teve grandes avanços e muitas conquistas é inegável. Prova disso, é o concurso realizado já há dois anos pelo  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que oferece às profissionais uma oportunidade de mostrarem seus dotes culinários, o que fez Nelsi Hoffman que já participou das duas edições realizadas.  Embora não tenha chegado na reta final, Nelsi acompanha hoje, através da TV Escola o Reality ‘Super Merendeira’, com as ganhadoras do concurso que participou.


A profissão é algo tão gratificante que tem feito admiradoras que sonham em chegar longe como Hoffman. Andressa Rafaela Cardoso de Lima está na profissão há apenas três anos e já se encantou. “Trabalho aqui na João e Maria e vejo esse dia como essencial porque nos cozinhamos para muitos alunos. Meu sonho é fazer uma faculdade nessa área ainda”, revela.
 



Notícias da editoria