HcanMT: 85 pessoas farão novos exames e procedimentos

Fabíola Tormes / Redação DS 11/12/2018 Saúde

124 procedimentos foram em mulheres e 150 em homens

Atendimentos foram realizados no Posto Central

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HcanMT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, realizou neste domingo, 9, uma campanha de prevenção de câncer, gratuitamente.


No Município, a equipe atendeu 132 pacientes e realizou 274 procedimentos, sendo 45 de mama, 21 consultas com buco maxilo, 54 de pele, 58 consultas com urologistas, 55 exames de PSA e 41 exames preventivos de câncer de Colo de útero (CCO ou Papanicolau).


Desse total, de acordo com o secretário Itamar Bonfim, 124 procedimentos foram em mulheres e 150 em homens, a maioria deles de urologia. “Esperávamos umas 300 a 350 pacientes (…) Mas, ainda assim, conseguimos esse grande número de procedimentos”, analisa o secretário, ao lembrar que o trabalho foi realizado em pouco mais de quatro horas.


Dos atendimentos realizados, 85 pessoas foram encaminhadas para novos exames e procedimentos, que serão realizados em Tangará da Serra e também no Hospital de Câncer de Mato Grosso. “Alguns deles serão feitos pela nossa Secretaria de Saúde, mas especificamente as mamografias, a ultrassonografia e os demais serão encaminhados para o urologista, mastologista, dermatologista e também as biopsias para serem realizadas no Hospital de Câncer de Mato Grosso”.


Para 29 pacientes foram solicitadas Mamografias; 12 USG Mama; 14 USG Próstata Abdominal; uma biopsia da Próstata já foi encaminhada, duas crioterapia realizadas; 12 cirurgias de pele encaminhadas; uma citologia bucal realizada; e ainda encaminhamentos para quatro cirurgias plásticas; cinco oncologia clínica; três buco maxilo; e dois mastologista.  

 

Notícias da editoria