Mercado de jogos de tabuleiro cresce no Brasil

Agência Noar 08/03/2019 Esportes

No Brasil, a prática está cada vez mais presente

Em plena era digital, um mercado tradicional vem ganhando força no Brasil: o de jogos de tabuleiro. Antes alimentado pelos amados Detetive e Banco Imobiliário, agora existem uma enxurrada de jogos divertidos e, muitos deles, inspirados em séries televisivas e games famosos. Segundo o site Boardgame Geek, só em 2018 foram lançados mais de 5 mil jogos originais em todo mundo, sendo que mais de 300 deles em versões brasileiras. Na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, a arrecadação para criação de novos jogos foi de mais de US$ 27 milhões - valor que ultrapassou a arrecadação em prol das campanhas dos criadores de videogames, que foi de US$ 15,8 milhões.


No Brasil, a prática está cada vez mais presente. O engenheiro de produção Gustavo Moser conta que ama jogar board game e seus jogos preferidos são os party games - que por aqui custam, em média, R$ 200. “Para fugir dos preços altos e também adquirir jogos que ainda nem chegaram no Brasil eu costumo pedir encomendas aos amigos que vão viajar para o exterior e também uso o compartilhamento de bagagens”, explica.


O jogo comprado pelo Grabr ficou por R$ 94 já com as taxas - recompensa paga ao viajante e porcentagem da plataforma.
 

Notícias da editoria