Curtas

Redação DS 03/01/2018 Curtas

Feriados e pontos facultativos em 2018

Os mato-grossenses terão 21 dias de folga – entre feriados e pontos facultativos – neste ano. A relação das datas nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso para este ano foi publicizada e, conforme destacado, não haverá prejuízo aos serviços considerados essenciais. Além de todos esses dias, o calendário de ‘folgas’ cresce com os municipais. Porém, no caso de Tangará, a mais importante data comemorativa (13 de maio) cairá no domingo. Não bastasse todos esses feriados, 2018 é ano de Copa do Mundo, o que, na maioria das vezes, significa dispensa do serviço ou, no mínimo, a redução da jornada de trabalho, pois a maioria dos jogos serão em horário comercial. Ainda temos que lembrar que 2018 é também ano de eleição e que, diante disso, a maioria dos políticos se auto dispensarão do trabalho para cuidar do eleitorado.

Continua

O Estado manterá até o final do ano o expediente do funcionalismo público estadual em horário reduzido. A justificativa é ‘contenção de despesas’. Para os servidores que atuam em regime de 40 horas semanais, as atividades continuam com início às 13h encerramento às 19h.

Redução 

Para os profissionais que contam com jornada de trabalho de 30 horas, o expediente continua das 13h às 17h30. A prorrogação acontece diante da realidade fiscal e orçamentária do Estado que exige adequações nas contas, e da necessidade de redução de despesas.

PIS/Pasep

Com a virada do ano, muitas mudanças passaram a valer, entre elas a nova idade mínima para o saque de cotas do PIS/Pasep. A partir do dia 6 de janeiro, a idade mínima para o saque de cotas passa a ser de 60 anos. Esta é a segunda vez que o governo reduz a idade para os saques.

Notícias da editoria