Dia C 2018 foi lançado em MT

Redação DS 20/03/2018 Geral
Geral

Foi lançado oficialmente o Programa Dia de Cooperar Dia C 2018 em Mato Grosso pelo Sistema OCB/MT, no dia 19 de março, em sua sede em Cuiabá, e contou com a participação de 77 pessoas, representantes de 33 cooperativas de vários municípios de Mato Grosso, além de dirigentes e lideranças.
Foram apresentados aos dirigentes, cooperados, voluntários e profissionais envolvidos as ações do programa, as mudanças da campanha, orientações sobre a importância dos projetos sociais dentro das cooperativas, orientações sobre o preenchimento dos relatórios e seus prazos.
“Nós como instituição do Sistema Cooperativista precisamos diminuir as nossas distancias entre as instituições e o cooperado, e uma dessas maneiras é o Dia C. Eu acredito que esse movimento diminuiu distâncias também entre a cooperativa e a comunidade. Cada Dia C é um dia diferente e nós temos 365 dias para trabalhar essa diminuição de distância”, avaliou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Cezário refletiu ainda que “nós colhemos o nosso resultado na medida que vamos aprimorando esse trabalho, pois vejo o Dia C como processo, onde temos algo para melhorar dentro de nós, como voluntário, e chegar até as nossas comunidades. Assim a comunidade também vai melhorar porque também ira fazer uma reflexão do papel do cooperativismo. Isso é plantar, semear sementinhas para colher os frutos. O voluntariado é um trabalho contínuo, que não tem fim”.
Durante o evento foi feita a entrega do troféu às cooperativas que participaram da campanha do ano passado. O Sistema OCB/MT registrou 110 projetos realizados por mais de 5 mil voluntários, distribuídos em 70 municípios, que atingiram mais de 50 mil pessoas, sendo elas beneficiadas de alguma forma por esse desejo das cooperativas inscritas em fazer a diferença. 
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, disse que este ano “a proposta é manter a disposição de comemorarmos o Dia C em um município fora da capital, que tenha uma concentração de cooperativas para que possamos acompanhar o máximo possível de ações”. Ponderou que, “nossa diretriz é a de que as cooperativas se envolvam nesse processo, já que elas são as protagonistas dessa ação e o Sistema articula, apoia, ajuda a divulgar, potencializando o esforço dos voluntários”. Mazzotti acredita que “as cooperativas têm um grande potencial para aumentar essa participação no Programa Dia C, onde a cada ano cresce a adesão”.
O Dia de Cooperar (Dia C) é o maior movimento de voluntariado do Brasil, realizado pelas cooperativas desde 2013. Todos os anos tem crescido o número de participantes dos projetos que visam transformar vidas. Com o slogan “Atitudes simples movem o mundo” o Dia C 2018, vem trazendo como proposta que sejam realizadas mais ações contínuas, para que a transformação não termine em somente um dia. 
Vanessa Pacheco, Analista de Promoção Social do Sescoop, disse que “esperamos uma participação ainda maior das cooperativas este ano. O cooperativismo brasileiro está tomando o mundo, tomando o Brasil e convidamos as cooperativas à fazerem parte desse grande movimento”. Vanessa disse aos presentes que “ sabemos da capacidade que as cooperativas têm de gerar valor , não só na questão econômica, mas na questão social e o que a gente pede é que mostrem isso para gente , porque o próprio negócio delas já pode fazer a diferença, e é só levar isso para o Dia C. É deixar de olhar só para dentro da cooperativa e olhar também para fora, ampliar esse olhar para a comunidade”.
As Atitudes simples fizeram a diferença para mais de 2 milhões de brasileiros em 2017. Participaram desse movimento 1.009 cooperativas, 120 mil voluntários, que realizaram 1.640 projetos, beneficiando 2 milhões de pessoas de 26 Estados e o Distrito Federal, de 1.081 municípios.
O evento de lançamento do Dia C em Mato Grosso também contou com a palestra do professor Benedito Nunes sobre os “ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Como as cooperativas podem contribuir com o desenvolvimento sustentável utilizando os projetos sociais do Dia de Cooperar.  “Temos que sair do assistencialismo, da filantropia e partir para o compromisso de transformar se quiserem ver resultados para a sua cooperativa, seu negócio. Quando falo em resultados, estou falando de confiança, reputação, fidelização e respeito junto à comunidade, parceiros, associados”, ponderou Nunes.
Cooperativas participantes: Agropecuário: COABRA, COACEN, COMAJUL, COOPERFIBRA, COOPERVERDE/MT, COOPNOROESTE; Crédito: PRIMACREDI, SICOOB CENTRAL MT/MS, SICOOB INTEGRAÇÃO, SICOOB UNIÃO, SICREDI CENTRAL CENTRO NORTE, SICREDI NOROESTE, SICREDI NORTE, SICREDI OURO VERDE, SICREDI SUL, SICREDI VALE DO CERRADO, UNICRED; Educacional: COOPEMA, COOPERAR, EDUCANOBRES, EDULUC, OCB-SESCOOP/MT; Saúde: FEDERAÇÃO UNIMEDS/ MT, UNIMED – CACERES, UNIMED - VALE DO SEPOTUBA, UNIMED ARAGUAIA, UNIMED CUIABÁ; Trabalho: COOMSER, COOMUSERV, COOPERFRENTE, COOPSERV'S; Transporte: COOPTRANS/MT, COOTRAM e COOTRANSVERDE.

Assessoria

Notícias da editoria