Análise comprova qualidade da água em Tangará

Redação DS 22/03/2018 Geral

Químino e Diretor do Samae, Rafael Grigulo e Wesley Torres

Geral

Aproveitando o Dia Mundial da Água que é comemorado hoje, dia 22 de março, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) divulgou as análises recentemente realizadas em um laboratório de última geração, comprovando a qualidade do precioso líquido consumido pelos tangaraenses.
De acordo com o diretor do Samae, Wesley Torres, os exames são capazes de detectar qualquer tipo de alteração que possa prejudicar a saúde da população, sendo que nenhum vestígio foi encontrado.
“Essa análise é obrigatória, e é feita semestralmente. É uma análise recente, então demonstra nessa data especial a excelente qualidade de água produzida pelo Samae e distribuída para população”, comentou o diretor, ao destacar que nenhuma bactéria que poderia causar problema gastrointestinal foi detectada nos exames. “A análise demonstra que as bactérias que poderiam causar isso não foram encontradas nem mesmo na água bruta. Isso demonstra a excelente qualidade do Rio Queima Pé”, enfatizou.
O químico do Samae, Rafael Grigulo, reforçou que no Dia Mundial da Água a população só tem a comemorar diante dos bons resultados das análises. “Os resultados são minuciosos, o que mais assusta as pessoas são os protozoários de Giardia e  Crytosporidium, pois são inertes ao cloro que é o melhor método de desinfecção que existe hoje, capaz de matar qualquer tipo de bactéria, alguns vermes e protozoários. Temos que dar parabéns ao Queima Pé, porque nem na área bruta existem esses tipos de protozoários maléficos a saúde”, disse. Ainda de acordo com o químico, os resultados também apontam que não existe o mínimo risco da água conter células cancerígenas que poderiam ser causadas pelo composto de Trihalometanos. “A análise ainda demonstrou a ausência de sódio. Tudo isso prova que nossa água tratada é eficiente e elimina toda e qualquer impureza”, concluiu.

RODRIGO SOARES / Redação DS

Notícias da editoria