Desempenho de Tangará é apresentado pelo TCE

Redação DS 07/04/2018 Política
Política

Uma equipe formada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) esteve na tarde desta sexta-feira, dia 06 de abril, em Tangará da Serra, onde apresentou os resultados das ações desenvolvidas pelo Município por meio do Programa de Desenvolvimento Integral (PDI). A reunião aconteceu no auditório da prefeitura, onde estiveram presentes os secretários municipais e diretores de autarquias juntamente com o prefeito Fábio Martins Junqueira.
De acordo com o auditor público externo do TCE-MT, José Marcelo Peres, esse trabalho é fundamental para o trabalho da administração pública, servindo como auxílio para os conselhos municipais. “O ano de 2017 foi de muito trabalho na área da transparência e controle social. Reunimos em oficinas o PDI com os conselhos de políticas públicas, onde foram sugeridas metas e objetivos a serem inseridos no plano estratégico municipal”, explicou o auditor.
O secretário municipal de Planejamento, Hélio Clementino lembrou que os trabalhos do PDI foram aderidos pelo município em 2012, sendo que com o passar dos anos Tangará da Serra tem sido destaque no Estado.
“Esse trabalho está sendo levado bastante a sério, tanto é que Tangará é QI de sucesso e está destacado entre os três municípios do Estado. É uma importante ferramenta que dá subsídios para tomada de decisões”, afirmou.
Para o prefeito Fábio, a forma diferenciada que o TCE vem trabalhando no Estado está trazendo benefícios para os municípios, indo além de sua principal função que é fiscalizar a administração pública. “O TCE de Mato Grosso há anos tomou essa medida inédita no país, sendo o primeiro a desenvolver um programa que não tem a finalidade de penalizar, mas instruir e auxiliar. Isso tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do planejamento”.

RODRIGO SOARES / Redação DS

Notícias da editoria