Justificando falta de apoio, Sindicato Rural cancela Exposerra 2018

Redação DS 03/05/2018 Geral

Decisão foi anunciada durante coletiva

Geral

Em coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira, 2 de maio, o Sindicato Rural de Tangará da Serra comunicou oficialmente o cancelamento da 27ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Tangará da Serra (Exposerra) e a 38ª Festa do Peão.
Com a presença dos diretores, o presidente Vanderlei Reck Júnior falou sobre a ‘difícil decisão’, justificando o ato pela falta de apoio do Executivo Municipal de Tangará da Serra. “Nossa entidade não possui fins lucrativos e todos os nossos diretores trabalham de forma voluntária durante toda a sua gestão. Infelizmente, a gestão municipal não entende desta forma. Ao invés de ajuda, encontramos muitos obstáculos, burocracias, impostos e taxas impostas a cada ano que se passa. Inclusive para os nossos expositores”, explicou Reck Júnior.
“(...) avaliamos cuidadosamente durante várias reuniões e decidimos que temos que rediscutir o modelo e as responsabilidades para sua realização no município. Infelizmente, comunicamos de forma oficial que, em 2018, não haverá a 27ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Tangará da Serra (Exposerra) e 38ª Festa do Peão”, completou o gestor, ao expor os motivos que levaram a definitiva decisão para este ano. “Nunca fomos ao Município para pedir ajuda financeira, até porque entendemos que os recursos deveriam ser investidos na Saúde, na Educação e na Segurança, mas temos encontrado muitas dificuldades, ao ponto de ficar minutos antes da festa com toda a Junta Jurídica preparada para entrar com liminar para conseguir ter o Álvara da festa. Então, isso está impossível, a burocracia que tem aumentado a cada ano em nossa cidade, em nosso município (…) e chegou o momento que temos que expor isso e rediscutir se a festa é importante ou não para o município?”.
Sobre o cancelamento da Exposerra 2018 e a taxação imposta, o prefeito Fábio Junqueira afirmou, por meio de sua assessoria, que se manifestará nesta quinta-feira, 3, também em coletiva à imprensa.

“Não desistiremos da Exposerra”, garante Reck

“Assim como o agronegócio é pujante, da mesma forma que o produtor rural se supera a cada safra, nós também não desistiremos da Exposerra nos anos seguintes. Acreditamos na população de nossa cidade e no potencial que temos de, juntos, enfrentarmos mais esta batalha”, garantiu o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Júnior, ao anunciar, oficialmente, o cancelamento da 27ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Tangará da Serra (Exposerra) e a 38ª Festa do Peão.
A decisão, segundo Reck, está deliberada para a edição deste ano. “Nosso evento é muito grande e precisamos sim, repensar a festa para 2019, porque 2018 está impossível realizar diante de tanta burocracia”, reiterou. “É uma festa muito grande, que requer todo um planejamento, uma organização, uma pré-contratação dos shows. Então, a gente acredita que não tem mais tempo para estarmos projetando [para 2018], pelo tamanho da nossa festa”, completou.
Lamentando o cancelamento, Reck Júnior afirmou que a suspensão da festa trará reflexos negativos para todos os setores. “Todos nós perdemos. O Sindicato que vem organizando e é o idealizador desta feira há quase 40 anos, que sempre realizou  pensando na população, no comércio local (...) para nós é muito triste anunciar que não iremos fazer essa festa (…) Mas não podemos desistir, porque a Exposerra é um patrimônio da cidade, um patrimônio do cidadão tangaraense. Tenho certeza que alguma coisa vai acontecer e nos próximos anos teremos condições de fazer a Exposerra  continuar crescendo e continuar sendo uma festa popular a toda nossa população”.


Fabíola Tormes / Redação DS

Notícias da editoria