Projeto de Saúde de Tangará é destaque a nível nacional

Redação 07/04/2018 Saúde
Saúde

Através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Tangará da Serra passou a contar com o projeto Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (EsQuaLOS), que recentemente foi selecionado a nível nacional e agora será avaliado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o EsQualOS participou do primeiro edital de seleção de experiências exitosas de todo o Brasil, e obteve sucesso ao ser selecionado já em várias etapas. “Tinham 251 projetos, sendo que 45 foram classificados na primeira etapa, estando nós entre estes. Depois, conseguimos chegar entre os 30 selecionados em outra etapa, que agora irão receber a visita da Organização Pan-Americana de Saúde e ministério da saúde nos dias 03 e 04 de maio”, explicou Itamar, destacando que dentre os 30 projetos, somente 15 serão sistematizados e divulgados pelo Laboratório de Inovação, colocando assim o Município de Tangará da Serra em evidência tanto no Brasil, como no exterior. Atualmente, o EsQuaLOS está instalado dentro do Hospital Municipal e foi elaborado para atender as necessidades com base no atendimento realizado dentro do próprio hospital.
O Professor Josué Gleriano, que coordena o programa de extensão, destacou que estar na última fase de seleção é enriquecedor. “Somos um programa de extensão muito novo, com apenas 1 ano de funcionamento, mas que cabe destacar também que a própria trajetória de construção e fazer acontecer desse escritório pode ser considerado um produto, uma vez que abriu caminhos em uma abordagem multidisciplinar, de intensa articulação institucional, consolidou processos e experiências que podem direcionar outros projetos para replicação no território nacional”, comentou o coordenador.

RODRIGO SOARES / Redação DS



Notícias da editoria