Cultura promove mais uma Semana do Livro

Redação 16/04/2018 Geral
Geral

Dias 18 de abril, 23 de abril e 29 de outubro são datas importantes no seu calendário? Aos aficionados por conhecimento essas datas são extremamente importante, pois celebram-se o Dia Nacional do Livro Infantil, o Dia Mundial do Livro e o Dia Nacional do Livro, respectivamente.
Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, essas e outras datas (como o Dia Nacional da Biblioteca, 9 de abril, e o Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro) também buscam conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.
Em Tangará da Serra essas datas serão comemoradas com uma grande programação. A Semana do Livro está sendo organizada pelo Executivo Municipal, através do Departamento Municipal de Cultural.
O evento inicia nesta quarta-feira, 18, às 19h, com uma programação voltadas aos autores tangaraenses. “Teremos uma mesa de experiências sobre o MT Literatura com os autores Alexandre Rolim, Marta Cocco, Everton Barbosa, Irene Resende e Robson Rocha, assim como faremos a exposição de todos os livros lançados e escritos em Tangará da Serra, que temos conhecimento”, conta o coordenador de Cultura, Anselmo Parabá. Neste dia está programado também um bate-papo com a direção do Diário da Serra, sobre a experiência do Livro Memória.
Na quinta-feira, 19, a programação segue com apresentações teatrais “Biblioteca Viva”, com a atriz e professora Adriane Rocha, e uma Oficina de Cartoneiras (teoria e prática), com a professora Doutora Flávia Krauss.
E, finalizando a programação, na sexta-feira, 20, uma mesa ‘A Literatura no Mato Grosso’, com o Presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, poeta e imortal Marta Helena Cocco, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Elizabeth Madureira Siqueira, escritor Aclyse de Mattos, falando dos programas e projetos.

Semana do Livro valoriza escritores tangaraenses

A terceira edição da Semana do Livro, promovido pelo Departamento de Cultura de Tangará da Serra nos dias 18, 19 e 20 de abril, valorizará os escritores tangaraenses com a exposição dos livros.
Segundo Anselmo Parabá, essa valorização virá através da exposição de cerca de 55 livros, lançados e escritos por tangaraenses. “De todos que temos conhecimento e que temos no acervo da Biblioteca Municipal (…) conseguimos mapear cerca de 55 livros”, explica, ao destacar que, além da exposição, a ideia é envolver o maior número de escritores. Aqueles em que a obra não consta no acervo municipal, Parabá afirma que pode levá-lo até a biblioteca, antes do evento. “Uma forma de homenagear e valorizar todos os escritores tangaraenses”.
A participação nos três dias do evento é gratuita, porém é necessário a inscrição antecipada na Biblioteca, pois será emitido certificado aos participantes. As inscrições seguem até quanto houver vaga. Por noite serão abertas 80 vagas.

Fabíola Tormes / Redação DS



Notícias da editoria