Sebastian quer dados oficiais sobre H1N1

Redação 27/04/2018 Saúde
Saúde

Professor Sebastian (PSB) solicitou que o secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim compareça a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, no próximo dia 02 de maio. Relator da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, o vereador quer que o secretário apresente dados oficiais sobre os casos de gripe H1N1 registrados em Tangará da Serra nos últimos anos.
“Neste momento, em que casos de morte infelizmente ocorreram, o que mais assusta é a falta de uma posição clara por parte do poder público que tem o dever de informar com precisão quantos casos já foram notificados, quantos foram devidamente confirmados e, principalmente, quais as ações práticas que estão sendo tomadas para evitar que a situação piore”, afirma o vereador Professor Sebastian.
O vereador avalia que a principal medida que deve ser anunciada pelo secretário é a vacinação em massa, especialmente de idosos, crianças, gestantes, e profissionais da área da saúde e educação. “Isso com certeza evitará que mais pessoas sejam contaminadas e que a doença se espalhe”, argumenta o vereador ao lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde tem a responsabilidade de fazer o monitoramento e parceria junto a saúde pública do Estado a fim de conseguir o maior número possível de vacinas para imunizar a população.
H1N1 – Segundo o Ministério da Saúde, a gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que aquele à que a população já está acostumada. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

Marcos Figueiró / Assessoria



Notícias da editoria