Tangará da Serra participa da 1ª Semana de Políticas Culturais

Redação DS 05/06/2018 Geral

Parabá apresentará também as experiências positivas na cultura

Geral

A Secretaria de Estado de Cultura está promovendo a 1° Semana de Políticas Culturais em Mato Grosso. O evento iniciou nesta segunda-feira, 4,  com a reunião do Conselho Estadual de Cultura e segue até sábado, 9, com o objetivo de promover conexão direta com o segmento cultural afim de definir diretrizes para as políticas públicas voltadas ao setor.
Nesta terça-feira, 5, inicia o II Fórum de Bibliotecas do Mato Grosso: sustentabilidade das bibliotecas, no Cine Teatro Cuiabá, com a participação de gestores e público em geral, a fim de promover um debate sobre as políticas voltadas à sustentabilidades das bibliotecas no Estado. “Estaremos presentes no evento, representando a Secretaria [Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra] na assinatura de alguns convênios, junto com o Sistema Estadual de Bibliotecas, para que possamos receber exemplares de autores regionais e também integrar o sistema”, explica o coordenador do Departamento Municipal de Cultural, Anselmo Parabá.
Na quarta-feira, 6, a programação segue com o Fórum de Bibliotecas e também o Fórum de Patrimônio Cultural, que discutirá sobre a nova lei de tombamento e modelos de gestão dos museus estaduais por meio da gestão compartilhada. À tarde é a vez do Fórum de Museus, que começa às 14h e vai até às 16h.
Ainda no Cine Teatro Cuiabá, porém na quinta-feira, 7, segue o Fórum de Bibliotecas durante todo o dia. No mesmo horário, na sala Anderson Flores, a Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com objetivo de promover articulação permanente entre os gestores públicos estaduais e municipais, tendendo viabilizar a implementação do Sistema Estadual de Cultura. “Na quinta-feira também serão assinados os convênios com a Secretaria de Estado de Cultura, em relação ao Circula MT. Diversos secretários, chefes de departamento estarão assinando convênios para receber esses shows que vem da secretaria de Estado de Cultura”, completa Parabá, ao destacar a presença, na quinta e sexta-feira, do secretário de Educação de Tangará da Serra, Adriano Fernandes.
Parabá e Fernandes participarão na sexta-feira, 8, do Fórum de Gestores Municipais de Cultura, das 8h às 18h, no Cine Teatro Cuiabá. Esta atividade, que contará com a presença de um representante do Ministério da Cultura, tem o objetivo de integrar e orientar os gestores municipais quanto a importância do CPF da cultura e sua implementação.
A Semana de Políticas Culturais encerra no sábado, 9, com o Fórum de Cultura, das 8h às 12h, no Cine Teatro Cuiabá.

Experiências positivas de Tangará serão apresentadas

Os programas e oficinas culturais realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra, por meio do Departamento de Cultura, o trabalho de revitalização dos espaços culturais, com destaque ao Centro Cultural e Teatro Municipal ‘Pedro Alberto Tayano Filho’, assim como a revitalização da Biblioteca Municipal e Sala da Memória serão destaques durante a 1° Semana de Políticas Culturais em Mato Grosso, em Cuiabá.
As experiências positivas de Tangará da Serra nesses últimos anos em relação a cultura serão apresentadas pelo coordenador de Cultura de Tangará, Anselmo Parabá, na quinta-feira, 7, durante a Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e também na sexta-feira, 8, durante o Fórum de Gestores. “O motivo do convite em relação foi por conta dos programas que desenvolvemos em nível de município, que já vem acontecendo diretamente desde 2015”, disse, ao destacar que a permanência da gestão cultural municipal foi importante para a realização dos projetos.

FABÍOLA TORMES / Redação DS

Notícias da editoria